domingo, 25 de outubro de 2009

Queimada na reserva do Uatumã






A Reserva Uatumã foi criada em junho de 2004, com 402 mil hectares. Ela fica em São Sebastião do Uatumã, município a 247 quilômetros de Manaus (em linha reta). De acordo com a prefeitura, na unidade existem 13 pequenos povoados, onde vivem cerca de 300 famílias.




No dia 02 de outubro de 2009, viajei de manaus - am com destino a reserva ecologica do uatumã seguindo a estrada AM-10 Manaus/Icacoatiara AM, passado pelo minucipio de Rio Preto da Eva e Lindoia AM.Onde já era visivel ao longo da estrada queimadas em propriedades particulares, provocando uma fumaça na estrada e um cheiro tipico desta ação onde o trajato é de cerca de 320km de percursso.


Chegando na comunidade de Madrubá no municipio de tapiranga as 16:00hs da tarde e o tempo para a viagem não estava bom, pois ventana muito e o rio uatumã estava agitado agauardamos até o entardecer, embarcamos em um bote de aluminio com um motor 25 susuki onde a estimativa de chegada até a reserva era de 1:10 minnutos, porém como a noite estava sem lua e como concequencia a escuridão era evidente dificultando o inicio da viagem, foi ai que em pleno trajeto vomos guiado por imensos clarões ao redor do rio, eram varios e grandes, em plena noite uma nuvem densa tomava conta do rio, foram gastos 2:30 ninutos de vigem devido as fumaças das queimadas que adornavmam a reserva. Ao desembarcar pude comverçar com moradores, que informaram que as queimadas já duravam cerca de 30 dias e que haviam ligado para os bolbeiros e os mesmos responderam que não dotavam de tranasporte e material para o socorro , ficando assim a "Reserva do Uatumã" condenada a sorte.
Porém no dia seguinte o tempo fechou a tarde e choveu o suficiente para salvar comunidades e a reserva, até quando vamos viver assim? onde estão os invertimentos coletados pelo governo estadual, eo governo federal não investe em brigadas especializadas e treinado moradores para enfrentar esse tipo de situação e serem os verdadeiroas guardiões da natureza.

Destaue

Heróes da Republica um Brasil que Resiste

Em uma época que havia um projeto de desenvolvimento para a nação, um salto econômico e elevação no contexto mundial. o Brasil era visto...