quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Restrições à importação provocam prejuízo ao setor de eletroeletrônicos


"Não há motivo para histeria", diz ministro do Desenvolvimento"


As restrições impostas pelo governo para a importação de produtos desde a última segunda-feira já provocaram prejuízos ao setor de eletroeletrônicos. O presidente da Associação Brasileira da Indústria Eletroeletrônica (Abinee), Humberto Barbato, informou nesta quarta-feira que a produção da Nokia na zona franca de Manaus (AM) foi interrompida e que a qualquer momento as unidades da Motorola e da Flexitronics (que produz equipamentos para a Sony Ericson) em São Paulo também devem parar. Barbato explicou que a produção do setor eletroeletrônico depende basicamente da importação de componentes e que, devido ao alto custo e à grande concorrência, as empresas não fazem estoques. — O estoque aliado aos juros altos praticados no Brasil provocam um custo mais elevado para as montadoras do setor e desta forma o empresário não consegue trabalhar, pois a faixa de lucro fica muito pequena — acrescentou Barbato, que integra a delegação de empresários brasileiros em visita à ao norte da África, em busca de aumentar as relações comerciais. Também em visita aos países africanos, o ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge, disse ontem que a decisão foi tomada para ajustar as estatísticas de comércio exterior e que, tão logo o trabalho esteja concluído, as medidas serão revogadas. — Não há motivo para histeria — afirmou o ministro. A exigência de licença prévia para importação atinge 17 setores que representam 60% das importações brasileiras. Para Barbato, a decisão do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior pode arranhar a imagem do país diante de investidores internacionais: — São medidas casuísticas que o governo não deveria adotar sem avaliar caso a caso. O presidente da Abinee disse, ainda, que o setor eletroeletrônico é o que tem o maior déficit na balança comercial e que por isso sentiu de imediato os efeitos da medida. Segundo o empresário, no entanto, ainda é cedo para avaliar os prejuízos.
AGÊNCIA BRASIL

Um comentário:

  1. Prezado Johny,
    Obrigado por visitar o blog Interesse Nacional.Como Editor chefe do blog,fico estremamente satisfeito com sua visita.Adicionarei seu bog entre meus favoritos.Para mim será sempre um prazer receber sua visita.
    Que Deus o abenções,
    Respeitosamente,
    Thiago Pires_Editor blog Interesse Nacional

    ResponderExcluir

Destaue

Heróes da Republica um Brasil que Resiste

Em uma época que havia um projeto de desenvolvimento para a nação, um salto econômico e elevação no contexto mundial. o Brasil era visto...